8 de abril de 2008

Silenciar

08 de abril de 2008 – Dulce Fërraz

Silêncio! Silenciar é uma arte e para executar esta obra de arte devemos entrar para uma academia e observar e nos exercitar. Como um músculo, o silêncio também tem que ser trabalhado. A princípio é difícil; é cansativo (porque é mais fácil ir de encontro aos infindáveis pensamentos... É algo que já conhecemos...), mas à medida que vamos exercitando, o silenciar vai se tornando um hábito, pois este espaço de silêncio é nosso estado original.

O hábito de observar nos mantém mais presentes a nós mesmos e ao agora e é esse estar presente que nos faz transcender, que nos faz retirar os véus da ilusão. Estar presente nos dá mais chance de apreciar a vida, o momento presente e, a apreciação nos eleva.

Hoje, todo mundo se preocupa em manter o corpo saudável, faz dieta, academia, etc, mas não fazem o mesmo com a mente. A mente é uma ferramenta maravilhosa, só que está sem controle; como um navio sem comandante que fica navegando a deriva. Esta é uma ferramenta para ser usada quando necessário; só que ela tomou conta e atua incessantemente, não te dando espaço para se aquietar, para relaxar. Para se exercitar nessa área é só se tornar um observador e toda vez que você se dá conta que está se enredando nos pensamentos (do passado ou futuro), pare, escolha estar presente, aprecie algo ao seu redor. Quanto mais fizermos este exercício (de forma relaxada e natural), mais fortalecidos vamos ficando e o silêncio vai se estabelecendo.

Com profundo Amor

Nenhum comentário: